Mármores e Granitos Diferença Entre Mármore e Granito, Preços e Cores

Olá, como estão?! Eu estou feliz porque a reforma do ap está quase acabando o/ e então vim falar sobre mármores e granitos. Queria ter falado desse assunto antes de postar as fotos da cozinha e banheiro mas ai ia estragar a surpresa de verem tudo pronto.

Pretendíamos trocar apenas a pia da cozinha porque era da mais básica e de menor qualidade, e também o tampo do balcão, aquele estilo cozinha americana. Só que tivemos um imprevisto >. < o pedreiro quebrou a pia do banheiro na hora de tirar o revestimento antigo.

Sim acontece e sei que com bastante frequência, mas não era um gasto que estávamos contando. Ele até disse que traria uma igual porque estava trabalhando em alguns outros apartamentos que iriam jogar a pia fora, e as pias são todas iguais quando vindas da construtora, mas já que íamos fazer a pia da cozinha decidimos fazer do banheiro também, assim ficaria combinandinho. Então partimos pesquisar os preços, tipos e cores.

Mármores e Granitos

Uma coisa que não sabíamos e acho legal compartilhar é a diferença entre mármores e granito. Acho que muita gente não sabe na verdade rsrs. Vamos começar com um curiosidade científica 😀 o mármore é composto por um mineral e por calcita, já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo), explicando melhor, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade.

Diferença Entre Mármores e Granitos

Mármore é indicado para uso interior por ser mais frágil e desgastar mais rápido. Também é preciso tomar cuidado dependendo de onde for colocar porque ele mancha com facilidade. Não é indicado para uso na cozinha porque usamos muitos produtos que podem causar danos, como limão, vinagre e produtos de limpeza mais agressivos. Então na hora da limpeza tem que ficar atento no que usar também, um pano com água e detergente neutro já é suficiente. 

Granito é mais usado em ambientes externos, churrasqueiros, garagens e etc. Ele tem mais resistência e não é facilmente atingido pela ação do tempo, chuva (que contém ácido) ou constante uso. Um jeito mais fácil para identificar cada um é olhando as tonalidades, os granitos tem os tons mais mesclados como se fossem várias mini pedras com cores parecidas.

Como a nossa cozinha seria preto e branco, a pedra também devia ser escura então ficamos entre o Verde Ubatuba e preto São Gabriel, ambos são granitos. O Verde Ubatuba é mais barato mas a tonalidade varia muito dependendo da ‘remessa’, então tinha lugar que íamos e tinha muito verde, outros mais puxados para o amarelo, e um lugar só que tinha a tonalidade perfeita.

Abaixo alguns exemplos da pedra Verde Ubatuba/Bahia.

Muitas outras pedras chamaram nossa atenção, principalmente as beges. Quase mudamos todo o plano rs. Olhem esse Bege Bahia o.o ficaria muito bonito no banheiro também.

Preços

Fizemos orçamento das duas pias, banheiro e cozinha, e do balcão. Incluímos as soleiras que tinham sido esquecidas hehe. Depois fizemos orçamento na pedra São Gabriel para ver a diferença. Depois mudamos a pia do banheiro de novo kkkkkkk. Por fim resolvemos fazer o tanque também e colocar tudo embutido. Então será cooktop, forno e lava e seca embutidos.

Fiz um levantamento de valores em alguns sites e marmorarias e tirei uma média dos preços das nossas candidatas.

  • Preto São Gabriel – R$300,00 por m²
  • Verde Ubatuba – R$170,00 por m²

Achei alguns valores para outras pedras nesse link, para quem estiver pensando em outras opções e precisar de um valor para referência.

Conclusão – O Escolhido

Escolhemos o granito São Gabriel porque apesar da diferença de preço, achamos que ficaria bem mais bonito! E ficou mesmo =D

 

 

Nossa Pia São Gabriel

Tivemos um pouco de dor de cabeça com a instalação pois não podíamos ir no apartamento durante a semana porque eu e João trabalhamos um pouco afastado, então fica difícil marcar de fazer algum serviço. Estávamos dependendo do pedreiro para receber as coisas lá.

O pessoal do mármore deu um prazo de 30 dias (trintaaaa que agonia) para terminar as pias e irem instalar. Claro que bateu os 30 dias e nada das pias. Ligamos e mandamos emails cobrando. E justamente no dia que o pedreiro não estava lá resolveram ir fazer a instalação. Por sorte o pedreiro foi bonzinho e fez o favor de ir até lá para recebê-los. Ficou faltando apenas o buraco para o cooktop que será colocado e mostrado depois de instalado claro hehehe.

No fim tudo deu certo rs. Estão lá as pias lindas e maravilhosas e gostamos muito da combinação de cores que fizemos. Acho que teríamos ficado arrependidos de não trocar a pia do banheiro também.

Nossa saga ainda está longe de terminar então acompanhe, inscreva-se por e-mail, curta nossa página do Facebook e siga nosso Twitter. Até mais pessoal.

Avalie o Post

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://www.focanavantagem.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: Último do Ano – Retro 2015 | Casar ou Comprar um Cachorro!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *