Como Limpar Sofá e Mantê-lo Sempre Limpo Com Cara de Novo Dicas de Limpeza, Frequência, Capas e Mantas

Oi pessoal, tudo bom? Assunto de hoje: como limpar sofá! Vamos combinar que os preços dos sofás estão um absurdo, até parece que você está pagando por um sofá feito de ouro e não madeira e tecido. E por esse preço de ouro esperamos que ele dure eternamente rsrs, mas para isso também precisamos dar uma ajudinha.

Como Limpar Sofá

Esses dias nós estávamos limpando a casinha (sim, NÓS, porque o amore também limpa a casa kkkk) e percebemos que o sofá estava um pouco esbranquiçado, perdendo o brilho de sofá novo, mas só no assento, especificamente onde fica a dobra da perna, e como ele é de tecido suede amassado preto fica mais aparente ainda. Isso é sujeira! Todo sofá fica sujo com o tempo, a diferença é que a sujeira se manifesta de jeitos diferentes em cada tecido.

Nos tecidos de cor clara a tendência é ir ficando mais escuro, amarelado ou encardido, e nos pretos ele fica esbranquiçado, como o nosso. Acho que o couro escuro é o mais vantajoso nesse quesito, não deve aparentar nada da sujeira, mas ela está lá, não se engane.

Variados

Suede

O Que Usar Para Limpeza?

Decidi procurar um produto para limpeza de estofados. Existem várias marcas e tipos mas está difícil achar nas lojas! Já procurei em todos os mercados do planeta e nada.

Produtos Industrializados

Um dos produtos que encontrei na internet foi o Limpa Carpetes e Estofados da marca Duratto, que pode ser encontrado aqui.

Também tem alguns produtos para limpar estofados de carros mas que podem ser usados na limpeza de sofás também, exemplo do Onyx e Sun Car.

O mais recomendado é o Vanish Karpex. As opiniões são que ele é o mais eificiente, fácil de usar e realmente limpa o sofá, independente do tipo de sujeira. Achei um vídeo ótimo da Karine do Decorando43m ensinando a usar o produto.

Fórmula Caseira

Olhando soluções alternativas achei também várias receitas de misturinhas caseiras que limpam bem. Uma delas é:

  • Meio copo de vinagre branco;
  • Um litro de água morna;
  • Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Pelos reviews que li funciona mesmo e deixa bem limpo sem estragar o tecido. E sei que você está se perguntando se o sofá fica com cheiro de vinagre, eu também pensei a mesma coisa quando li a receita, mas segundo quem experimentou não fica cheiro nenhum.

Limpar Sofá de Suede ou Tecido

Sempre comece pelo aspirador de pó, tirando toda a sujeira mais grossa. Depois use uma mistura caseira indicada ou mesmo os produtos prontos, como o Vanish Karpex, seguindo as instruções do fabricante para diluir e preparar a aplicação. Use uma escova macia para aplicar o produto e não esqueça de passar novamente o aspirador no sofá após o término da limpeza ou até colocar um ventilador para ajudar a secar.

Outras formas indicadas para limpeza:

  • Não usar sabão em pó pois agride o tecido;
  • Não usar nenhum produto que contenha cloro, cuidados para não manchar o sofá @_@;
  • Na dúvida sempre prefira usar detergentes neutros ou os próprios produtos de limpeza de estofados.

Limpar Sofá de Couro

Não é recomendado usar misturas caseiras na limpeza de couro. Porque? Alguns produtos podem ressecar o couro e fazê-lo rachar. Logo o mais indicado é usar um sabonete neutro totalmente natural que não contenha sulfato de sódio ou similar.

Antes de limpar tudo, teste pela primeira vez em uma parte do sofá que seja escondida, melhor prevenir né. Esfregue o sabão  sobre a mancha ou sujeira e retire com um pano úmido, depois seque com um pano seco.

Se o sofá estiver sem brilho, existem hidratantes específicos para couro que podem ajudar a realçar o brilho novamente. Não esqueça de seguir as instruções do fabricante.

Remover Mancha de Vinho

Eu não conhecia a maioria dos métodos a seguir:

  • Sal e limão – deixe a mistura agir no tecido por cerca de 30 min, até que a mancha saia completamente, depois lave com sabão e água.
  • Gelo – passar o gelo na mancha e ir retirando o excesso de líquido com um papel ou pano.
  • Vinho branco – pois é, se tiver derramado vinho tinto é só jogar vinho branco e esfregar com um pano até a mancha sair, e depois com um pano úmido e sabão limpe bem o local.
  • Leite – esse método foi o mais diferente que vi e funciona melhor com roupas pois o indicado é que ser ferva a roupa com o leite e deixe lá até que a mancha saia.

Em todos os casos o mais importante é remover a mancha antes dela secar, o que pode dificultar a limpeza ou até mesmo impedir que ela seja removida. Essas dicas valem também para remoção de café.

Remover Mancha de Sangue

Usar um pouco de água oxigenada sobre o local e deixar por cerca de 15 minutos e depois retirar com um pano. Cuidado com os tipos de tecido, dependendo de qual for o tecido do seu sofá deve tomar cuidado para não causar danos.

Chicletes

Um segredo é esquentar o chiclete com um secador de cabelo e ir puxando, ele vai amolecendo e desgrudando. Interessante né.

Urina de Cachorro e Gato

Falamos no outro artigo que cachorros e gatos não tem noção de que devem manter o sofá limpo rsrs, então caso você tenho um desses bichinhos e ele acabe fazendo xixi no seu lindo sofá temos duas dicas:

  • Coloque bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe 30 minutos, isso vai acabar com o cheiro e a mancha. Escove com escova macia ou escova de dente;
  • Pó de café também ajuda. Aplique sobre a mancha e deixe de preferência de um dia para o outro e aspire para tirar o cheiro depois;
  • Misture em partes iguais álcool e vinagre e borrife sobre a mancha, depois deixe evaporar ao sol ou com secador de cabelo;
  • Existem produtos solidificadores que você encontra em pet shops para remoção dos resíduos dos bichinhos, que pode ser aplicado. Um exemplo é o Limpa Pet Fácil. É só aplicar sobre o resíduo, aguardar 3 minutos para solidificar e remover com aspirador de pó.

Outros produtos para retirar odor: odorOUT e Enzimac.

Símbolos da Etiqueta

Ah também é legal olhar a etiqueta do tecido para saber o que pode e o que não pode na hora de limpar. Veja ai algumas legendas dos símbolos que vem na etiqueta:

  • P: significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
  • W: significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
  • F: significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é procurar uma empresa especializada.
  • O: significa lavar em água fria.

Capas e Mantas

Enquanto não acho o produto especial pensei…como evitar que o sofá fique encardido sempre? E a primeira solução que me ocorreu foi as mantas de sofá, diria capas de sofá mas no nosso sofá não cabe uma capa, daquelas que envolve o sofá todo e também porque não são bonitas né.

Inteira

Somente encima

 

Procurei uma manta na cor vermelha mas nossa sala já tem todos os detalhes vermelhos, ia ficar tudo muito vermelho e preto então diversifiquei 😀

O azul ficou lindo, deu um destaque no ambiente, cor viva. E trouxemos as almofadas dai para combinar e ajudar na decoração. Amei, ficou show! Além de proteger o sofá, agora podemos colocar mais enfeites desse tom na decoração também.

Frequência de Limpeza

A recomendação é limpar com bastante frequência. Pelo menos uma vez por semana fazer aquela limpeza básica, com um aspirador ou pano úmido, para tirar o pó, pelos e sujeira, principalmente se você tem cachorro em casa.

Limpezas pesadas podem ser feitas uma vez por ano. Cuidado com os tipos de limpeza, alguns podem diminuir a vida útil do estofado, então se for lavar o sofá, contrate uma empresa especializada. Lavagem a seco é a melhor opção e mantém seu sofá novo por mais tempo.

Pode também optar por impermeabilizar o sofá e evitar assim problemas com sujeiras, líquidos e os animais descuidados.

Outros Cuidados

Há muitas outras medidas que podemos adotar para preservar nosso sofá sempre novinho.

  • Cuidado com luz do sol em excesso – o sol desbota a maioria das coisas em que toca e com o sofá não é diferente, principalmente cores mais escuras.
  • Mantenha as crianças e seus copos de suco longe.
  • Cachorros e gatos – os bichinhos podem ser fofinhos mas não estão nem ai com o seu sofá. Gatos amam afiar as unhas no sofá e desfiam tudo. Cuidado com os pelos e xixi.
  • Umidade – manter o ambiente sempre arejado e sempre que acontecer acidentes procure secar o sofá o máximo possível com panos ou papéis que absorvem mais.

Acompanhe as novidades, inscreva-se por e-mail, curta nossa página do facebook e siga nosso twitter. Até mais pessoal.

Avalie o Post

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://www.focanavantagem.com.br

2 Comentários

  1. Pingback: E Chegou Sofá! *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *