Como Impermeabilizar Sofá Dicas de faça você mesmo, quais produtos usar e cuidados

Como vai leitor? No artigo anterior falamos de como manter seu sofá limpo e novo, e hoje vamos falar de como impermeabilizar sofá e acabar de vez com a preocupação que as mães tem da criançada tomando suco enquanto vê TV no sofá novinho!

Impermeabilizar sofá

É fato que todo sofá já tomou um banho de água, suco, refrigerante e até vinho (o_o) e não é fácil lidar com essas situações. Limpar manchas do sofá é uma arte e precisa ser feita da forma certa para conservar o estofado, mas nem sempre nossos esforços valem a pena e ás vezes as manchas não saem.

Para dar um fim nesse trabalho de ficar limpando o sofá e tomando cuidado toda vez que alguém senta nele com um copo na mão, a dica de ouro é fazer a impermeabilização do mesmo.

De preferência faça enquanto o sofá ainda estiver novinho para mantê-lo assim. Para sofás usados é recomendado fazer uma lavagem ou limpeza mais profunda antes da impermeabilização dependendo da situação em que se encontra, veja dicas no artigo Como Manter o Sofá Sempre Limpo e Com Cara de Novo.

Há duas formas de tornar seu sofá imortal:

1) Contratar Uma Empresa Especializada

As empresas que oferecem esse serviço na maioria das vezes executam a impermeabilização na casa do cliente, evitando trastorno com transporte. É necessário aguardar pelo menos 2 horas antes de voltar ao uso normal.

Pesquise bem o fornecedor antes de contratar seus serviços pois alguns produtos podem não ser de tão boa qualidade e acabar estragando o estofado. Os preços devem ser consultados também direto com as empresas especializadas, pois cada uma tem sua particularidade.

2) Faça Você Mesmo

Existem alguns produtos no mercado que facilitam o trabalho mas ATENÇÃO – OS PRODUTOS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO SÃO INFLAMÁVEIS, então não é recomendado fazer esse procedimento por conta própria.

Qual Produto Usar?

Bom se mesmo assim você preferir arriscar e economizar, um produto indicado é o ScotchGard protetor para tecidos da 3M.

Ele é de fácil uso por ser spray e pode ser usado em cortinas, roupas, toalhas, almofadas e outros. A marca possui várias linhas de impermeabilizantes, para carpetes, carro, entre outros.

Não é indicado o uso desse produto em tecidos como couro e camurça. Também é necessário fazer um pequeno teste antes em tecidos claros para ter certeza que o tecido não vai adquirir a cor do líquido spray.

Passo a passo para aplicação:
1. Aplique o Scotchgard em artigos como roupas, móveis, cobertas, acolchoados, telas de tecidos, barracas, bolsas de tecido, tênis, guarda-chuvas e gravatas. Com sua reformulação, ele agora pode ser usado também em seda, lã e carpetes.
2. Primeiramente, faça um teste. Em área não exposta, aplique o produto no tecido até umedecê-lo. Seque com tecido branco ou absorvente. Se a cor passar para o tecido branco, não utilize. Não usar em veludo, couro, vinil, camurça e imitação de camurça. A nova fórmula do Scotchgard permite que ele seja usado em sedas, lãs e carpetes.
3. Calcule a quantidade de produto necessária. Uma lata com 396 gramas pode impermeabilizar em média de 1,5 a 2,6 metros quadrados de tecidos grossos ou de 2,8 a 4,5 metros quadrados de tecidos mais leves. Superfícies sintéticas brilhantes (nylon, etc.) requerem aplicação mais leve. O tecido deve ter cor firme e estar limpo ou ser novo.
4. Aplique a 15 cm do tecido com movimentos largos e com velocidade suficiente para umedecer o tecido. Espere o tecido secar antes de utilizá-lo (até 6 horas). Faça um teste de repelência com algumas gotas d´água. Se o tecido absorver água, aplique mais impermeabilizante para tecidos Scotchgard.
5. Faça a aplicação do produto em ambientes ventilados (através de ventiladores, janelas e portas abertas) para remover os vapores e prevenir a concentração dos mesmos. Evite inalação dos vapores. Não utilize o produto em pequenos quartos, banheiros ou closets. Mantenha as crianças e animais domésticos fora da área de aplicação e até que o artigo esteja completamente seco.
6. Faça testes de repelência com gotas de água periodicamente para verificar se é necessária a reaplicação. A duração da proteção varia de acordo com a utilização. Reaplique após limpeza ou lavagem.
Para quem se interessar em fazer o procedimento pode conferir um passo a passo completo nesse link do blog Decoredo.

Vale a Pena Impermeabilizar o Sofá?

O procedimento feito por empresas especializadas pode ter até 3 anos de duração. Se for feito por conta própria usando os protetores de tecido, duram menos, sendo necessário reaplicar os produtos de preferência depois de cada limpeza mais pesada.

Impermeabilizar o sofá é extremamente eficaz e vale muito a pena, principalmente para quem tem crianças pequenas e bichinhos de estimação. Quando chegarem os nossos pequenos com certeza vamos pensar mais nisso rsrs.

Acompanhe as próximas novidades, inscreva-se por e-mail, curta nossa página do facebook e siga nosso twitter. Até mais pessoal.

Avalie o Post

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://www.focanavantagem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *